Casamento de Dia ou Casamento à noite? – Bruno Montt Fotografia

Casamento de Dia ou Casamento à noite? – Bruno Montt Fotografia

Casamento de dia, casamento a noite, casamento diurno, casamento noturno, vantagens casamento de dia, vantagens casamento a noite, bruno montt fotografia, dicas para noivas
Ah, o dia do casamento! Seja um casamento de dia ou um casamento à noite, como esse momento é tão esperado. Temos o hábito de eventualmente pensar e idealizar esse dia de amor e felicidade.

Além de ser muito esperado, ele também é muito planejado e requer muita dedicação para organizar um casamento. Os noivos precisam tomar todos os tipos de decisões, das mais variadas formas: qual será o tema, como será a decoração, quais flores escolher e que horário casar.

O horário do casamento influencia uma série de outras escolhas, como o vestido da noiva e das madrinhas, o traje dos convidados e até mesmo o estilo de convite.

Tanto o casamento de dia quanto o casamento à noite tem seus lados positivos e negativos. Então, o casal precisa saber exatamente o que quer para escolher qual é o horário ideal e o tipo de cerimônia que pretendem fazer. 

Para alguns noivos, essa é uma decisão simples, mas para outros não é tão fácil. Portanto, é interessante analisar os prós e contras do casamento diurno e do casamento noturno. E com esse, listamos os pontos para te ajudar nessa decisão!

Como escolher o horário ideal para o casamento?

Para entender qual é o melhor horário, os noivos precisam ponderar sobre fatos externos que impactam diretamente na escolha.

Pensando nisso, resolvemos contar para você o que é preciso considerar para encontrar o horário ideal para o casamento. 

Aspectos importantes para tomada de decisão:

O estilo do casamento

No Brasil, casar à noite é tradição na maioria das regiões. É comum vermos o roteiro do casamento na igreja entre 20h e 21h da noite e na sequência a recepção, ocorrendo em algum salão de festas. 

Geralmente, os casamentos noturnos costumam ser mais “chiques” do que os diurnos. Os trajes são mais elegantes, a maquiagem da noiva mais marcada, a decoração usando de muitas luzes e tendo um clima mais “pomposo”.

Já durante o dia, é comum vermos roupas mais leves, como vestidos soltos e padrinhos e até mesmo o noivo dispensando o uso da gravata. Para a noiva, a maquiagem também é mais leve. Além disso, a decoração costuma ter tons mais próximos da natureza. 

Assim, os noivos precisam entender qual sensação querem passar para os convidados. 

destination wedding no brasil, destination wedding trancoso, casar na praia, pes na areia, casamento pés na areia, casar de frente pro mar, casar em trancoso, pousada bahia bonita

A logística

 

Aqui precisamos considerar alguns fatores que fazem toda a diferença. Se for um casamento de dia, por exemplo, tanto a noiva quanto todas as convidadas precisam se arrumar muito cedo. 

Isso pode ser minimizado se a festa seguiu um modelo híbrido de cerimônia diurna (final da tarde) e festa noturna.

Outro ponto é que alguns fornecedores podem cobrar um pouco mais barato por eventos diurnos. Isso acontece porque permite que buffets e espaços possam realizar mais de um evento por data.

Pensar no pós-casamento também é essencial. Normalmente, noivos que se casam à noite dificilmente aproveitam a noite de núpcias, ainda mais se eles estiverem muito animados e beberem todas durante a festa!

como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noiva

Casamento de Dia:

Vantagens

A iluminação natural é uma grande vantagem desse horário e também gera fotos de aparência mais espontânea e de naturalidade, além de um colorido para lá de especial. Em casamentos que começam no meio da tarde, traz também a vantagem de captar nas fotos o pôr do sol. 

Dependendo do local onde a celebração acontece, o próprio ambiente já pode servir como cenário para o mini ensaio de casamento. A decoração para casamento de dia, geralmente é mais alegre e mais barata.

Isso porque com tantas paisagens repletas de árvores, flores e jardins, não há a necessidade de gastos altíssimos para deixar seu casamento do jeitinho que sempre sonhou. Você pode apostar em ambientes recheados com elementos orgânicos.

como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noiva

Desvantagens

Em cerimônias diurnas, noivos e convidados terão de acordar bem cedo para ter tempo suficiente para os preparativos. Nestes casos, o mais indicado é procurar por profissionais especializados em casamentos com pacotes personalizados.

Se o local escolhido para a celebração for mais distante dos grandes centros urbanos, o deslocamento também pode se tornar um grande problema. Tanto pela questão do horário em que terão que ir para a cerimônia quanto em relação ao horário de retorno, pois os convidados que estiverem dirigindo, não poderão beber durante a festa.

 

Casamento de Noite:

Vantagens

O casamento à noite geralmente é mais glamouroso, assim como o vestido da noiva. Casamentos noturnos têm a vantagem de que os convidados e os noivos têm mais tempo para se arrumar. Além dos noivos, a equipe responsável pela decoração da festa também se beneficia por ter mais tempo para organizar tudo.

Além disso, durante o período noturno as temperaturas são mais amenas, levando mais conforto para todos os presentes. As pessoas se sentem mais dispostas a dançar e aproveitar mais a festa, deixando o clima muito mais animado. 

Fotografia de casamento, garden vip festas, fotografo niteroi, Fotografo de casamento rj, bruno montt, fotografo rj, fotos de casamento, aloan lopes, beach n bossa, fotografo são gonçalo, fotografo vip

Desvantagens

Um ponto negativo é que o casamento à noite pode ter um horário limite para término, mesmo com pagamento de horas extras. Alguns locais podem especificar o horário de término da festa pelo fato de seus funcionários terem que trabalhar no dia seguinte. 

Além dos funcionários, os convidados também podem sair antes. Justamente, por ser uma festa para toda a família, é normal que haja idosos e crianças.  E eles normalmente são os primeiros a deixar a festa por se cansarem mais rápido que os demais convidados.

Em casamentos noturnos, toda a iluminação é feita de modo artificial, o que pode acabar comprometendo as cores utilizadas na decoração, a maquiagem da noiva e pele dos noivos e convidados.

 

Conclusão

Todas as escolhas do casamento são importantes e compõe para fazer uma celebração dos sonhos. 

Os fatores devem ser avaliados juntos para que os noivos possam definir o melhor cenário e atmosfera que querem criar e compartilhar com seus convidados. 

O horário do casamento tem vantagens e desvantagens que podem ser ponderadas pelo casal. E no final das contas, a celebração será a cara do casal e festejada com muita alegria!


Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente diretamente pelo WhatsApp!

Lista De Convidados Do Casamento – O Passo a Passo [PLANILHA]

Como fazer a lista de convidados do casamento

Fazer a lista de convidados do casamento é um missão super importante! Daquelas tarefas que ninguém, além de você, poderá resolver.

Por isso, escrevi esse post: pra te ajudar a fazer a lista de convidados do casamento de forma rápida, organizada e tranquila.

Se você está nos preparativos do casamento e deixando a lista de convidados do casamento para fazer depois, acredite: isso é normal e acontece com, basicamente, todos os casais!

Porém, uma coisa é inegável: o primeiro contrato assinado para o “start” do casamento já vem baseado no número de convidados, assim como todos os demais serviços – local, buffet, decoração, equipe de fotografia e filmagem…e por aí vai.

O número de convidados direciona cata etapa do casamento no que diz respeito a contratação de fornecedores. Sendo assim, você precisará encarar esse desafio de frente.

Esse post traz dicas práticas pra você nortear essa etapa. Como já passei por essa etapa, posso tentar ajudar agora.

Acredite: um direcionamento nesse momento faz toda diferença!


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

Lista de convidados definitiva? Ainda não…

Você não precisa ter a lista definitiva de convidados com muita antecedência, mas precisa fixar um número aproximado de convidados para poder definir itens importantes do casamento.

Eu explico melhor. Todos os fornecedores são contratados tendo como base o número inicial de convidados estipulado por vocês – e alguns deles, por exemplo, só atendem até certo número.

E é nesse momento que paramos e pensamos: “beleza, vamos chamar NO MÁXIMO 150 convidados…e ponto!” sem, muitas vezes, termos parado pra avaliar nosso círculo social.

Talvez essa escolha se dê pelo orçamento delimitado na fase de organização dos primeiros passos do casamento, pela experiência de amigas que já casaram ou porquê você viu em alguma revista de vestido de noivas que esse número é o ideal para a lista de convidados.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


Independente do porquê, uma coisa é certa: o momento de fazer a lista de convidados finalmente vai chegar. Mas, embora você tenha ouvido sobre a dificuldade dessa fase, estou aqui pra te contar um segredo: não precisa ser tão doloroso!

Mas, afinal, como fazer a lista de convidados do casamento?

Sei que nessa fase os dias parecem voar.

Também já me casei e fiquei com medo de não dar conta de tudo!

Mas, acredite: se tivessem me dado essas dicas sobre a lista de convidados do casamento naquela época, talvez esse momento eu tivesse noites de sono mais tranquilas…rscomo fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento


Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente pelo WhatsApp


Já vi casais de amigos que brigaram feio nessa fase e ficaram bastante chateados um com o outro. Isso porque esse momento pode acabar sendo, verdadeiramente, estressante.

Por isso a necessidade de escrever algo valioso pra te ajudar nesse grande desafio!

Bom, pra agilizar a construção de uma lista de convidados, existem alguns truques poderosos que podem te fazer poupar tempo e muita aspirina!

Separamos esse post em 5 dicas para a elaboração da lista de casamentos. Que são:

1 –  Delimitar o número de convidados da sua lista

2 –  Elaborar a lista de convidados 1, 2 e 3

3 –  Reduzir a lista de convidados

4 –  Aprender a lidar com os palpites na elaboração da lista de convidados

5 –  Quando entregar os convites de casamento


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento1 –  Delimitar o número de convidados da sua lista

Esse primeiro passo acontece lá no início.

É quando sentamos para conversar sobre o orçamento e delimitar o número de amigos e familiares para o grande dia.

Por mais que vocês conheçam milhares de pessoas nessa vida, provavelmente o orçamento será um dos fatores que mais irá pesar para o limite da lista. Nesse momento você percebe que é preciso “enxugar” alguns conhecidos e “parentes” distante.

O local do casamento também é uma escolha que influencia bastante: dependendo da casa de festas, sítio ou bistrô escolhido, o número de convidados não poderá passar dos 100 ou 150. Do contrário, será preciso mudar o local!

Então, fixem um número de convidados para darem início aos preparativos e saberem até onde a lista poderá ir – daqui a algum tempo será o momento de listar os nomes 😉

Obs.: Esse número pode até mudar quando vocês tiverem os nomes, mas vocês precisam de um norte para começar os preparativos.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

2 –  Elaborar a lista de convidados 1, 2 e 3

Eu tenho um mindset prático. Por isso, peço desculpas se por ventura parecer um pouco rude ao falar de cortes em sua lista de convidados. Garanto que meu intuito é meramente o de te auxiliar.

O primeiro e mais importante passo desse tópico é: ter em mente quem realmente importa para vocês.

É nesse momento que a lista 1 é elaborada: nela vocês colocarão o nome de amigos “mais chegados que um irmão” e familiares que são “bem mais que parentes”.

Pode parecer bobo, mas isso ajuda muito. Nesse momento uma planilha se desenha em sua mente e é possível separar amigos de colegas, família de parentes.

Essa lista 1 é composta de convidados impossíveis de abrir mão – são pessoas que você, verdadeiramente, AMA.

Nessa lista, você não vai colocar aquele tio longe que só viu uma vez, mas sim aquela tia com quem você cresceu, aprendeu a fazer o primeiro bolo de laranja e com quem você conversa praticamente todos os dias da semana. Nessa lista entram aqueles 2 amigos com quem você divide as conquistas e frustrações da vida, mesmo os conhecendo há pouco tempo – mas não entrará aquele amigo com quem você passou a infância, mas perdeu contato aos 12 anos.

Consegue perceber a sutileza que ela se desenha?

Ah, é bacana visualizar o quão intimista querem o casamento de vocês. Se querem bem intimista, preencher 75% do total estipulado para o número de convidados com a lista 1 pode ser uma boa. Caso queira seguir um padrão, pode ficar entre 40% e 50%.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento


Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente pelo WhatsApp


A lista 2 é composta de pessoas que torcem muito pela sua felicidade. São pessoas com quem você sabe que pode contar e que farão parte da sua vida pelos próximos anos.

É óbvio que você também precisa ter muito carinho por essas pessoas – não é uma via de mão única.

Mas a diferença da lista 2 para a lista 1 é: não há a menor chance de cortar alguém da lista 1 – enquanto na 2, essa possibilidade existe.

A lista 3 é composta por colegas e parentes distantes. É essencial, antes de mais nada,  entender que você não é obrigado a convidar ninguém.

Na Lista 3 entram aqueles colegas do trabalho que você gosta (mas com quem apenas mantém uma convivência diária), aqueles primos mais distantes, aquele colega da pós… Enfim, pessoas que você gosta, que fazem parte de alguns momentos de sua vida, mas com quem não mantém um relacionamento tão profundo.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

Dica Bônus: Se trabalhar em uma grande empresa, coloque apenas o nome dos colegas próximos. Lembre do quanto se gasta por pessoa e escolha apenas quem realmente faz parte da sua vida.

Avaliando a planilha do total de gastos do casamento, fica menos difícil filtrar os nomes distantes.

E, lembrando que, pra fazer a lista de convidados do casamento, o excel é uma ótima ferramenta!


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


3 –  Reduzir a lista de convidados

Bom, feitas as listas 1, 2 e 3, é o momento de contabilizar a quantos convidados vocês chegaram.

Se houver a necessidade de enxugar a lista, comece tirando da lista 3 e, em seguida, da lista 2. Descarte de primeira parentes e colegas distantes, com quem vocês não têm muito contato.

Na lista 1 vocês não vão mexer! Afinal, ela contém os convidados essenciais – que geralmente chegam 40% ou 50% do total da lista de convidados do casamento.

Porém, observem: se na lista 1 vocês já tem 230 convidados essenciais para um casamento com previsão de 150 convidados, a matemática nunca vai fechar. Se seu círculo de amigos e familiares essenciais é muito grande, façam uma lista rápida para terem noção do número de convidados antes de iniciarem a busca pelo local do casamento e fecharem os primeiros fornecedores.

Isso evita surpresas desagradáveis no dia do casamento!como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento


Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente pelo WhatsApp


como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

E, mais uma vez: não se sinta culpada por tirar alguém da lista!

Afinal são poucos os que não precisam se importar com o orçamento de um casamento! Deixar de convidar alguém para o casamento é algo esperado pelo outro.

Casar envolve custos altos e requer muita intimidade – não se pressione tanto.

Além disso, algumas perguntas-chave podem ajudar bastante:

Com que freqüência eu encontro essa pessoa?

Frequentamos a casa uma da outra e outros ambientes em comum?

Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens com frequência?

Nos vemos ou nos falamos ao telefone em nossos aniversários e outras datas importantes?

Dica Bônus: Convide 15% a mais do que o limite estabelecido para a lista. Imprevistos SEMPRE acontecem!


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento4 –  Aprender a lidar com os palpites na elaboração da lista de convidados

Bem, essa parte é um pouco chata mesmo. Na verdade, muito casais reclamam desse momento pois não sabem como lidar – ficam sem saber como agir em relação aos pais e aos vários pitacos que vão aparecendo.

Mas você vai conseguir tirar essa fase de letra porque está lendo esse texto suuuuper completo e preparado especialmente pra te ajudar com esses questionamentos! 🙂

Os pais, geralmente, querem ditar quais pessoas vocês devem chamar no casamento, além de chamarem 30 amigos deles (que vocês mal conhecem), quererem convidar todos os amigos da igreja…!

E muitas vezes você só sabe disso quando eles chegam pra pedir os convites após já terem convidado metade dos amigos do clube!

É difícil separar essa parte, pois eles estão muito felizes com essa celebração! É, de certa forma, um momento deles também.

Então, logo no início do planejamento do casamento, sentem com eles e expliquem a dificuldade em fazer uma lista de convidados. Criem uma regra para determinar quantos convidados cada um deles poderá chamar (por exemplo: nossos pais só terão direito a escolherem 10 convidados).

Nesta “cota” eles devem incluir os amigos que fazem questão de convidar. Acredite: é praticamente impossível não reservar alguns mínimos convites para os convidados deles. Fixar um número pra cada um deles chamar é o segredo!

Então, delimitem esse número no início! Eles ficarão felizes ao perceberem que vocês se importam <3

E esqueçam os palpites de outros parentes: do contrário, você ficarão loucos e sofrendo durante todo esse processo!

como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

5 –  Quando entregar os convites de casamento

Antes de mais nada, é importante enviar os convites do casamento com tempo suficiente para que os convidados consigam se programar.

De 2 a  6 meses antes do casamento é o ideal – principalmente para convidados de outras cidades, estados ou país. Isso permite que eles se programem, providenciem passagens e acomodações (caso venham de longe) e, principalmente, possam confirmar presença.

E lembre-se de pedir essa confirmação com certa antecedência! Assim, você pode remanejar alguns convites sem que pareça estar convidando em cima da hora.

Ah, e por falar em convidar para o casamento em cima da hora…

Tenham uma certeza em mente: se alguém cancelar a presença 5 dias antes do casamento, não substituam por outro convidado. Isso pode pegar muito mal e trazer tristeza a quem recebe o convite, dando a impressão de ter ficado com o “resto”.

Como eu disse antes, remanejar convidados com antecedência é tranquilo – e as pessoas sabem que essa possibilidade existe. Aliás, essa é uma das funções principais da confirmação de presença: realocar convidados que ficaram de fora da lista.

Porém, há um limite pra isso e não é bacana deixar as pessoas perceberem que estão sendo convidadas porque houve desistência faltando 1 semana pro casamento.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

Fica chato convidar em cima da hora?

Vou contar uma experiência que a Thaís, minha esposa, teve:

Na época da faculdade um colega ia casar.

Durante meses ela e uma amiga ouviram a respeito do casamento – inclusive contribuindo com dicas. Elas já sabiam que não seriam convidadas, por serem apenas colegas de faculdade e por entenderem todo o custo envolvido.

Beleza! Faltando apenas 2 dias para o casamento (juro!) esse colega ligou para a Thaís e para essa outra amiga chamando para o casamento – mas sem a possibilidade de levarem acompanhantes. Seriam apenas elas duas.

Isso faltando 2 dias – dois dias! Ficou claro que algum casal cancelou de última hora e ele resolveu chamá-las! Além delas não terem visto roupa, cabelo, maquiagem, ficou parecendo que elas ficaram com o resto, com uma desistência de última hora.

Elas entendiam perfeitamente essa questão de realocar convidados e sabiam que casamento é uma correria enorme. Mas pegou mal a forma como foram convidadas: com apenas 2 dias de antecedência.

Se coloque no lugar do outro e tente se planejar.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados casamento

Lembre-se: seus convidados (e aqueles que também não foram convidados) sabem que custa caro fazer um casamento.

Os que foram convidados celebrarão com toda a alegria e, aqueles que não foram convidados, estarão torcendo de longe.como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidados, lista de convidados, excel lista de convidados

Pra finalizar, é sempre importante enfatizar a importância de uma união.

O casamento é um momento sublime – cheio de significado para os noivos e para aqueles que os amam.

Mas organizar um casamento deve ser algo prazeroso.

Escolha estar cercado de quem te quer bem e de quem celebra com todo o coração o instante mais lindo de sua vida! É um momento íntimo e pessoal, que merece ser partilhado com aqueles que fazem parte dela.

É testemunhar o amor verdadeiro e eterno. Amor que enfrentou barreiras, cruzou oceanos ou acordou mais cedo pra tomar café – só pra passar algumas horinhas com o bem-querer. Amor presente, que percorre as veias e é dádiva.

Que delícia encontrar no outro um amor pra vida inteira!como fazer lista de convidados de casamento, dicas para lista de casamento, planilha download lista de convidadosTe desejo o casamento dos sonhos e uma vida a dois mais incrível ainda!


Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:

[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]


 

Como escolher o vestido de noiva ideal? – 5 dicas essenciais!

Como escolher o vestido de noiva ideal? 5 dicas essenciais!

Da lista de preparativos para o casamento, escolher o vestido de noiva ideal é daqueles momentos divisores de águas. Sabe quando a ficha cai?! Então, algumas noivas só se dão conta que são noivas nesse exato momento.

Só começam a sentir prazer com toda essa fase, quando finalmente se vêem em seus vestidos de noiva!

Você já parou pra pensar nisso? Por isso separamos algumas dicas valiosas para você aproveitar ao máximo essa parte dos preparativos.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Antes das dicas, precisamos te alertar: a busca pelo vestido de noiva dos sonhos é composta de inúmeras pesquisas e inspirações.

E, para ajudá-la nessa fase, vale buscar inspirações em fontes como Pinterest, Instagram, Tumblr, revistas de noivas, álbuns de família das amigas ou no vestido de noiva que já está na sua família há gerações.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Se você já começou a busca, é bom pensar que por mais que não tenha encontrado o modelo do vestido dos sonhos (ou nunca sonhado com um vestido de casamento perfeito), um universo irá se abrir agora de forma organizada – o que é fundamental.

Pronta? Então, vamos lá!

Preparamos 5 Passos fundamentais:

1 – Como definir um orçamento para o vestido de noiva;

2 – Estações do ano X vestido de noiva;

3 – Quando começar a procurar o vestido de noiva;

4 – Quem levar para escolher vestido de noiva;

5 – Como escolher o vestido de noiva ideal para cada corpo.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

1 – Como definir um orçamento para o vestido de noiva

Um dos primeiros passos (se não o primeiro) é delimitar o orçamento disponível para o  vestido de noiva. Isso ajuda muito a não se perder nos gastos e a ter uma noção de por onde começar a procurar.

“Mas como vou definir um orçamento para o vestido de noiva se eu nunca comprei um?” – você pode estar se perguntando.

Isso varia em cada caso, mas é também algo intuitivo – mesmo se você nunca fez parte da organização de um casamento antes (como madrinha, amiga ou irmã da noiva).

Pense comigo: O traje do noivo e da noiva recebem atenção bem diferentes, certo? É comum que o vestido da noiva receba 5 ou 10 vezes mais atenção que o do noivo.

Logo, não é absurdo pensar que o preço acompanhe essa variação em muitos casos.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Dessa forma, chegar ao valor ideal é uma busca sem sentido, se você parar pra pensar.

Por outro lado, é totalmente viável buscar razões que justifiquem essa sua escolha, como por exemplo:

  • Seu vestido precisa ser exclusivo?
  • Acredita que o vestido precise fazer parte da história da família ou quer que somente cumpra uma função naquele dia?

Respondendo essas duas perguntas, um caminho muito claro já se desenha.

Se você deseja algo exclusivo,  é natural pensar que seu vestido fará parte da história da família – se tornando parte do seu legado para filhas ou netas, por exemplo. Assim, uma opção a se pensar é o de ateliês que trabalhem sob medida, pois irá comprar o vestido.

Se você precisa de um vestido muito bonito mas não faz questão de guardá-lo, uma segunda locação pode ser a escolha ideal.

Há quem diga que não há limites para um vestido de noiva dos sonhos. E a verdade é que é realmente impossível limitar o valor máximo que um vestido de noiva pode chegar a custar!

Aqui o limite será o seu gosto e seu orçamento.

Um exemplo disso foi o vestido de noiva usado pela atriz Marina Ruy Barbosa, da grife Dolce&Gabbana: desenhado pelos próprios italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana e com a prova em Milão.

Imagine o custo total desse vestido de noiva? Veja bem, nem ouso questionar o valor que ele trouxe à Marina, mas podemos falar sobre o preço.

É inegável que a noiva Marina Ruy Barbosa ficou linda no seu Grande Dia! Mas acredito que nem todas aqui estão dispostas a fazerem um vestido de noiva de grife assim, né?

Afinal, quem tem tempo pra ficar viajando pra Milão?rsrs

No caso de um vestido de noiva comprado ou primeira locação sob medida, um ateliê de noivas é o local perfeito para aquele vestido que você sempre sonhou!

Através de conversas e visitas periódicas, o vestido vai sendo moldado do seu jeitinho! Estilistas de vestido de noiva são sensíveis, talentosos e atentos aos sonhos das noivas – não deixam qualquer mínimo detalhe passar despercebido!

Ah, e muitos desses ateliês também alugam vestidos de fabricação própria: eles mantém algumas produções a disposição para aquelas clientes que chegam, “batem o olho” e encontram nessas opções o vestido sonhado!

Alguns desses ateliês, inclusive, disponibilizam opções de vestidos para ensaio pré-wedding.

Já fotografei mais de uma noiva que fez o vestido de noiva e o vestido do ensaio pre wedding no mesmo ateliê.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Por outro lado, há também muitas lojas que alugam vestidos de noiva. E, como diz aquela velha frase clichê: tem para todos os gostos e bolsos.

Com a quantidade de lojas e possibilidades, é quase impossível uma noiva não conseguir encontrar um vestido para o seu grande dia.

2 – Estações do ano X vestido de noiva

A estação do ano pode influenciar a escolha do vestido?

Essa dúvida é bem recorrente para quem está se planejando e a resposta é: Sim!

Como eu fotografo casamentos o ano inteiro e em todas as estações, percebo que cada qual se destaca por seus detalhes: na primavera as cores e flores, no outono o amanhecer e entardecer inigualáveis, no verão os dias mais longos (com um pôr-do-sol único) e no inverno aquele clima mais intimista e afável.

Mas a verdade é que não há estação que te impeça de usar um belo vestido. O fundamental é que sua escolha se adeque à estação escolhida para que você não passe sufoco – acessórios como bolero, pra colocar por cima do vestido, são uma ótima opção pro tempo mais frio, por exemplo 😉

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Outra dica bem prática sobre isso é você se imaginar usando o vestido no local do seu casamento e nas condições daquele período.

Por exemplo, se imagine no alto verão, com um casamento de dia, usando um vestido de manga longa ou cheio de camadas. Ou casar no inverno, com um casamento na Serra, usando um tomara-que-caia bem leve e fino.

Essas duas situações são muito incômodas e, com certeza, transparecerão desconforto em seu rosto…mesmo que não queira! Melhor evitar, né?

Então pense bem no modelo de vestido de noiva que você vai usar, de acordo com a estação e com o local escolhido para o casamento.

Sua única preocupação, no grande dia, deve ser aproveitar a festa até o último minuto – e, para isso, o vestido certo é fundamental!

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

3 – Quando começar a procurar o vestido de noiva

Pelas pesquisas que você já fez até aqui, deve ter percebido que é bom escolher com antecedência.

Mas isso não significa que seja o primeiro item da lista ou algo que deva ser escolhido faltando 24 meses para o casamento. Até porque, se você escolher com muuuuita antecedência, corre o risco de mudar de idéia no meio do caminho, se arrepender e querer outro modelo – o que, provavelmente, não será possível.

Ao longo dos meses acontecem algumas provas no ateliê ou loja de noivas e você vai se vendo cada vez mais naquele vestido escolhido.

Então, não se precipite e escolha com calma!

E lembre-se: ajustar um vestido por você ter emagrecido, é tranquilo. Mas ajustar por você ter ganhado alguns quilinhos pode não ser possível. Isso já aconteceu com pessoas bem próximas a mim e o resultado final, encontrado por quem era responsável pelo ajuste, não agradou à noiva – infelizmente.

Por isso, tenha calma na escolha e não se pressione tanto!

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

É claro que há noivas com o vestido desenhado há anos, com o modelo idealizado desde sempre – e isso é lindo! Porém, há também noivas que tem muita dificuldade pra escolher e, a medida que continuam aparecendo novas possibilidades de vestido, a tensão aumenta.

Mas, hey, não fique nervosa!!

Faça uma autoanálise para entender qual tipo de noiva você é e não sofrer a toa – pesquise a média de temperatura da época em que vai casar e vá em busca do vestido de noiva dos seus sonhos!

Ah, e concluindo esse tópico e respondendo a pergunta: a média para escolher o vestido de noiva é de 12 meses. Mas, é claro: só faça isso quando se sentir verdadeiramente pronta!

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

4 – Quem levar para escolher vestido de noiva

Essa é uma das minhas perguntas preferidas, pois tem total relação com o sonho de qualquer noiva!

As pessoas que te acompanham nessa escolha servem como incentivadoras de um sonho e, também, como filtro: pra que você use não perca o foco nesse passo importante.

Já vi mais de uma noiva que escolheu o vestido sozinha – algumas disseram que preferiram escolher sozinhas pra não se deixarem influenciar pelas madrinhas que, com certeza, iriam contra suas idéias de modelo de vestido. Outras preferiram escolher o vestido de noiva sozinhas por acharem que muitas pessoas juntas só atrapalhariam o processo e a deixariam mais confusa.

Por outro lado, algumas se viram obrigadas a escolherem sozinhas pois, embora preferissem a companhia das amigas, nunca conseguiam conciliar as agendas!

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Uma história bem legal de uma noiva que eu fotografei aconteceu assim: Ela contou que, no momento em que ficou noiva, já sabia o modelo do vestido que queria usar.

Dessa forma, resolveu ir à loja sozinha experimentar alguns modelos e encontrou aquele com o qual se viu casando no momento em que disse “Sim” ao pedido! Porém, o preço a deixou bem desanimada! Como resultado ela foi pra casa “esquecendo” o vestido por não estar disposta a pagar um valor tão alto.

Passados alguns meses, ela recebeu um e-mail: o vestido tinha sofrido um desconto absurdo de 70%!!! Ela correu pra lá na hora e comprou tooooda feliz e realizada!

Nesse caso, saber o vestido de noiva ideal e manter essa “paquera” fez toda a diferença!

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Também já fotografei noivas que alugaram o vestido levando a mãe, sogra e madrinha para ajudarem na escolha. Outra comprou o vestido de noiva online (em sites como AliExpress) – e o resultado foi, igualmente, lindo!

Outras noivas fizeram o vestido com estilistas em Atelier de alta costura para noivas e, através de visitas periódicas com suas mães, escolheram cada detalhe do seu vestido.

Enfim, já presenciei diferentes experiências de noivas e suas decisões nessa parte tão importante do grande dia!

Todas essas histórias têm algo em comum: se quiser escolher o vestido de noiva  acompanhada, o ideal é sempre levar pessoas que te ajudem, que somem, que sejam positivas! Como esse momento é um dos principais de qualquer noiva, esteja cercada de quem te ama e sonha esse sonho com você.

Você lembrará desse momento pra sempre.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

5 – Como escolher o vestido de noiva ideal para cada corpo

Eu sou da seguinte opinião: a escolha do vestido de noiva tem como objetivo te fazer sentir linda, realizada e plena. Mas, embora eu defenda a teoria de que ninguém é obrigado a seguir padrões, não posso negar que uma famosa frase do Pablo Neruda se encaixa feito uma luva aqui:

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”

O que isso significa? Que dicas de especialistas são muito bem-vindas para que nossas escolhas e o resultado delas caminhem juntas!

Então, se você quer enfatizar uma parte do corpo ou está em busca dessas ajudinhas técnicas que disfarcem outras, trouxemos algumas técnicas de especialistas no assunto.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Técnicas de especialistas em como escolher o vestido de noiva:

  • Se você deseja afinar e alongar o quadril, escolha um vestido com modelo de saia evasê e cintura mais marcada. Por outro lado, se você quer destacar e aumentar a região do quadril, o modelo semi-sereia é lindo e perfeito pra isso;
  • Se você deseja tirar a atenção das costas, evite o decote canoa;
  • O decote em V profundo alonga a silhueta e tem sido considerado uma opção curinga para todos os corpos! Ah, mas atenção: cuidado com o modelo escolhido para que o resultado não a deixe incomodada durante a festa – impedindo de curtir até a última música;
  • Os vestidos mais fluidos (sem estrutura interna) são indicados para quem tem pouco quadril e deseja um estilo mais leve e despojado;
  • Por mais que muitas mulheres evitem o cintinho, por acharem que “divide” o corpo, a verdade é que ele é um coringa para deixar a cintura mais fininha;
  • O modelo princesa combina com todos os corpos e é uma opção que nunca sai de moda;
  • Se optar pela saia removível, tenha certeza que a saia de baixo está à altura da festa, seja ela curta ou longa.

Ah, e uma dica bônus super importante: sem o embutimento que “encolhe” a cauda para a festa o vestido fica super desconfortável! Se você deseja curtir a festa bem plena e dançar até o último convidado ir embora, verifique se seu vestido possui esse acessório imprescindível.

Como escolher o vestido de noiva?, O vestido de noiva ideal, Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos, Dicas para escolher o vestido perfeito!, Como escolher o vestido perfeito, Vestido de noiva perfeito, O vestido de noiva ideal para cada corpo

Espero que todas 5 dicas essenciais sobre como escolher o vestido de noiva, tenham te aproximado ainda mais do seu vestido de noiva ideal.

Ficou com alguma dúvida?

Escreve pra gente! Pode ser comentando aqui ou via Whatsapp.

Como Organizar Um Casamento? Comece Pelo Nosso Passo a Passo

Como organizar um casamento? | Bruno Montt Fotografia

Chegou a hora e, quando percebemos, estamos noivos e sem a menor ideia de como organizar um casamento de verdade. Ou melhor, como começar a organizar um casamento do zero.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaVocê começa a ouvir expressões novas como pré-wedding e se pergunta: Qual o significado do ensaio pré-wedding? Em que momento devemos fazer isso? Qual local escolher para o meu ensaio?

Em seguida já está pensando em destinos de lua de mel, tipos de decoração e datas especiais para celebrar esse Grande Dia – um misto de empolgação com medo de não dar conta de tudo!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaÉ normal se sentir um pouco perdida nesse início, pois um mundo novo acaba de se revelar.

Mas, acredite, tudo dará certo!

É só seguir essas dicas que preparamos com muito carinho, contando tudo sobre casamento.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaEle acabou de fazer o pedido de casamento? Você ficou noiva? Parabéns por essa fase linda que está vivendo!

É um momento mais que especial na vida do casal!

Por mais que a gente faça planos, nada se compara a esse instante quando ele finalmente chega.

Você deve estar se perguntando: 

Fiquei Noiva! E agora? Como iniciar a organização de casamento?

Meses de conhecimento, anos de namoro: muito amor e carinho trouxe vocês até aqui, até esse dia.

A gente se surpreende com os passos que a vida dá.

Quem diria que você iria se casar com o melhor amigo? Ou que aquele colega implicante do trabalho se tornaria seu marido?

E ainda: que você iria conhecer seu marido no Tinder?como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaSim, já documentei o casamento de alguns casais que se conheceram no Tinder – e essa estatística linda só cresce cada dia mais!

Um desses casais está morando nos EUA atualmente e não poderia estar mais feliz.

Se conheceram no Tinder e, 1 ano e meio depois, estavam dizendo sim no altar.

Cada vez que ouço histórias de amor “inimagináveis” como essa, entendo que nunca esteve e nunca estará sob nosso controle aquilo que o coração escolhe.

E que bom por isso, né?!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaEntão, vamos lá!

Antes de começarmos a falar sobre como organizar um casamento, quero fazer uma pergunta bem simples em relação a essa organização:

Qual a ordem de entrada em um casamento?

Você sabe quem entra primeiro numa cerimônia de casamento? Que horas entram as alianças? Sabe como é o funcionamento do cerimonial?

Essa pergunta pode ser muito fácil de responder para algumas noivas. Mas para outras – acredite – essa pergunta não tem uma resposta!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaHá casamentos em que o noivo entra com o pai e a mãe, e a noiva também entra com seu pai e sua mãe.

Há casamentos em que a noiva entra com o avô e o noivo entra com o tio que o criou como filho.

Em outros, a noiva entra sozinha, enquanto o noivo entra com o filho do casal no colo.

E ainda há casamentos onde o casal entra junto! Sim, já documentamos um casamento gay onde os dois além de saírem juntos (o que é regra!), entraram juntos na cerimônia.

E posso garantir: foi a coisa mais linda!!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaE por falar em entrada na cerimônia…

Uma dúvida muuuito recorrente (principalmente quando os casais de padrinhos formam a fila para o início da cerimônia) é :

Qual o lado certo da madrinha entrar na igreja?

Sim, há um lado certo – não é “tanto faz”!

As madrinhas se posicionam do lado esquerdo e dão o braço direito aos padrinhos. A única que entra do lado direito é a noiva que dá o braço esquerdo a quem a acompanha. Enquanto entra, a noiva segura o buquê com a mão direita.

No altar os casais de padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaMas, voltemos a sequência de entrada do casamento!

Seja qual for a escolha da sequência de entrada em seu casamento, acho bacana deixar aqui o arranjo do cortejo tradicional.

O noivo entra com sua mãe e, em seguida, entra o pai do noivo com a mãe da noiva. Os padrinhos e madrinhas entram e então dá-se uma pausa de pouquíssimos minutos, anunciando que a noiva está próxima.

Agora é a vez das daminhas/pajens/floristas (sinalizando que a noiva vem aí!) e, por último, a noiva com seu pai!

Então, recapitulando! A ordem de entrada é:

  • Noivo com a mãe,
  • Pai do noivo com a mãe da noiva,
  • Padrinhos e madrinhas,
  • Daminhas, pajens e/ou floristas,
  • Noiva com o pai.

Quanto detalhe, né?! Realmente é preciso se dedicar nesse estudo e ter alguém para te assessorar nesse dia.

Agora, voltando a organização de casamento! Você saberia me responder:

Por onde começar a organizar um casamento?

Você tá com aquela sensação de borboletas no estômago só de ouvir falar sobre isso? Acho que uma verdadeira nuvem delas se forma nesse momento tão determinante, né?!

Não dá pra ensaiar a emoção sentida quando ele te pede pra partilhar uma vida inteira, filhos, viagens, alguns cachorros, gatos, calopsitas…

A vida, sempre cheia de surpresas, nos mostra cada vez mais que amor é decisão: é escolher um par para os momentos difíceis e para os dias felizes.

A gente escuta isso do padre/pastor/juiz de paz no grande dia – alguns, inclusive, consideram muito clichê – mas, acredite, é real: ter alguém pra contar nos bons e maus momentos e também estar ali para o nosso amor é a anunciação de uma eternidade mais que verdadeira, de uma vida que vale a pena.

Iniciando as pesquisas de tudo sobre casamento

Bom, após aquela comemoração com as amigas e aquela festa surpresa dada pela família emocionada por ganhar um filho e uma filha, chega o momento de iniciar as pesquisas.

Você ainda não fez o primeiro pedido de orçamento, mas já pode começar a explorar todo esse universo incrível.

Há sites de busca especializados em fornecedores de casamento e em produtos de casamento.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaOutros servem como fonte de inspiração, como por exemplo:

Qual paleta de cores pro casamento escolher? Que tipo de flores para o buquê? Que tipo de penteado de casamento? Qual tipo de vestido de noiva combina mais com seu estilo – com manga, rendado, tomara-que-caia…? E por aí vai.

Essa fase de pesquisa é um caminho sem volta! Só termina na semana do casamento – embora alguns afirmem que no dia do casamento grande parte das noivas continua no Pinterest…rs.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaSerá que consigo organizar meu casamento dos sonhos?

Eu sei que nesse instante uma infinidade de dúvidas e possibilidades passam pela cabeça e bate um medo de não dar tempo de resolver os grandes e pequenos detalhes.

Afinal, o planejamento de casamento engloba desde a escolha da forminha de doces ao destino da lua-de-mel.

Não há como negar que organizar um casamento dá trabalho.

Mas, seguindo algumas regras, você verá que é possível fazer o casamento dos sonhos!

É importante, antes de tudo, entender que para o funcionamento dessa fase que antecede o casamento o que precisa existir é uma organização beeeem amarrada!

Separe uma agenda e/ou uma pasta no computador para isso.

Dessa forma, todos os detalhes e idéias ficarão organizadinhos em um local de fácil acesso – seja pra mostrar à cerimonialista, às madrinhas ou para conferência própria 😉

1. DEFINA A DATA DO CASAMENTO

O primeiro passo é definir a data do casamento. Sei que parece óbvio, mas muitos noivos ainda se confundem nessa parte.

E eu tenho um exemplo real: certa vez um noivo me ligou e pediu para eu reservar o mês inteiro de novembro do ano seguinte, pois eles ainda estavam resolvendo a data e faziam questão de que eu fosse o fotógrafo do casamento. 

Eu expliquei que, além de já ter outros casamentos nesse mesmo mês, eu não podia fechar a agenda aguardando eles decidirem a data do casamento. A resposta dele? “Poxa, Bruno, muito obrigado por me explicar isso. Eu não faço idéia de como organizar um casamento e tô muito perdido. Vou ver com a minha noiva a data certa e volto a falar com você!

Quase um mês após essa conversa ele voltou a me ligar com a data fechada e pedindo o contrato!

Para alguns casais, pode ser bastante complicado compreender a organização de um casamento – e eu acho isso super normal de acontecer!

Eu também não fazia idéia da ordem das decisões, escolhas e contratação de fornecedores de casamento quando me casei.

É bem complexa a organização de casamento passo a passo, pois um universo completamente novo se abre.

2. CONTRATE UMA CERIMONIALISTA

Por mais que você ache que dará conta de como começar a organizar um casamento sozinha, acredite: é praticamente impossível dar conta de tudo. O papel da cerimonialista é cuidar dos noivos, da cerimônia e da recepção.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaEla se torna a melhor amiga da noiva durante os preparativos, uma verdadeira assessora que aponta a ordem de cada escolha e a importância delas no casamento.

Por exemplo: algumas coisas precisam ser decididas faltando 10 meses para o casamento, enquanto outras são firmadas com 1 mês de antecedência. Ela faz uma vasta pesquisa em cima de tudo o que você deseja e te apresenta um mundo possibilidades.

Isso não significa que você não possa escolher algo sozinha: pelo contrário!

Há decisões que a noiva já tem convicção, como por exemplo o celebrante do casamento ou o fotógrafo do casamento.

A partir disso, a cerimonialista entra em contato com essas escolhas da noiva para reservar a data.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaIsso deixa a noiva muito mais calma ao longo dos meses de organização, assim como no dia do casamento: onde ela e o noivo podem ficar tranquilos, sabendo que há uma pessoa cuidando de cada detalhe enquanto eles se arrumam.

Nos demais itens e serviços necessários (e que você não faz a mínima idéia de como, até mesmo, procurar) a cerimonialista estará sempre te apresentando possibilidades.

Uma cerimonialista de casamento vai te ajudar a organizar um casamento com 2 anos de antecedência, assim como organizar um casamento em 3 meses: uma verdadeira profissional e companheira da noiva.

3. DEFINA O LOCAL DA CERIMÔNIA E RECEPÇÃO

Você já escolheu a data, certo? Agora é o momento de definir o local da cerimônia e recepção.

É essencial visitar os locais preferidos por vocês, para entenderem o funcionamento no grande dia.

Como fotógrafos de casamento, minha esposa e eu acompanhamos várias noivas ainda nos preparativos – muitas nos pedem indicação de fornecedores confiáveis e prontamente ajudamos!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noiva

Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente diretamente pelo WhatsApp 

Então, após alguns anos acompanhando essas noivas organizando casamento, percebemos que visitar e entender o funcionamento do local escolhido para a cerimônia e recepção evita surpresas desagradáveis e te deixa livre pra curtir a festa sabendo que cada parte estará funcionando do jeitinho certo.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaUma dica extra valiosa e importantíssima é: confirme se o local escolhido possui gerador. Já pensou se, no início da festa, a luz acaba e vocês ficam em completo breu?

4.CONTRATE O FOTÓGRAFO DE CASAMENTO E O VIDEOMAKER DE CASAMENTO

Com essas informações (data do casamento e local da cerimônia e recepção), é a hora de definir as equipes de fotografia e filmagem do seu casamento. Como a agenda desses profissionais é bastante concorrida, acredite quando digo que é importante defini-los bem no início!

Lembre-se que esses profissionais serão responsáveis por eternizar o que viveram no grande dia – para vocês, para suas famílias e para as próximas gerações.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaComo fotógrafo de casamento e como alguém que já esteve do outro lado (sendo filmado e fotografado), posso garantir que é importante contratar equipes com quem você se identifique.

Cada fotógrafo e cada filmmaker tem um olhar, uma forma de traduzir o momento através de imagens.

Portanto, escolha aqueles com quem você tenha afinidade com a linguagem, com o tratamento das imagens, com a forma que ele conduzirá tudo isso no seu casamento.

Para isso a reunião é um ponto essencial! Se estiverem longe, façam reunião por skype, mas façam. Você conseguirá sentir a vibe do fotógrafo e do filmmaker e saberá que são as pessoas certas pro seu grande dia!

Ah, e porquê fiz questão de frisar fotógrafo DE CASAMENTO e videomaker DE CASAMENTO?

Porque é essencial que os responsáveis por documentar e eternizar esses momentos sejam especialistas em casamento!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noiva

Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente pelo WhatsApp 

como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaLá vai mais uma experiência real que tive: certa vez documentei um casamento em uma das igrejas mais incríveis do Rio de Janeiro.

Estava tudo lindo e perfeito no making of da noiva, quando o videomaker chegou: um amigo cineasta da família que resolveu presenteá-los com a filmagem.

Ele era muito bacana, porém não entendia nada sobre o funcionamento do casamento, sobre onde se posicionar e como agir nesse momento – afinal, seu universo era outro!  Lembro que ele me olhou bastante assustado e disse antes mesmo da entrada dos padrinhos no casamento: “Cara, que doideira é documentar casamento! Tô meio perdido.” 

O resultado? A própria noiva ficou bastante incomodada com atitudes dele ao longo da cerimônia. 

Então, por favor, escolham profissionais que entendam e dominem esse universo do casamento. É fundamental! <3

5. DEFINA A DECORAÇÃO DE CASAMENTO

Qual é o seu estilo? Ou melhor: o que você sempre sonhou pro seu grande dia?

Definir a decoração de casamento é um dos itens mais importantes da organização – e vai além de escolher a paleta de cores do casamento ou as flores do casamento.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaÉ pano de fundo para todas as fotos, a vitrine para os convidados… além de conferir personalidade a esse dia!

Além do mais, as decorações tem sido cada vez mais trabalhadas e cheias de detalhe!

Você pode escolher um casamento rústico (que geralmente combina cores e elementos da natureza), um casamento clássico, um casamento temático, um casamento minimalista, um casamento boho chic (que une elementos hippies e étnicos), um casamento vintage (que mescla peças antigas de família, ou dos anos 1920, 30 e 40, dentro de um contexto contemporâneo)…e por aí vai.

Pode, também, misturar elementos significativos para vocês, como por exemplo o Biscoito Globo, Sorvete Itália, algum doce ou bebida específicos…

Eu poderia continuar citando exemplos aqui, pois esse assunto não se esgota – são muitas as possibilidades.

Se você ainda não tem uma idéia, busque inspirações no Pinterest (lá tem uma decoração de casamento mais linda que a outra!).

Ah, mas preciso te alertar: você corre o sério risco de querer mesclar tipos de decoração de casamento diferentes ao ver uma decoração de casamento mais linda que a outra…!!

Depois não diz que eu não avisei….rs

6. ESCOLHA OS PADRINHOS, MADRINHAS, DAMINHAS E PAJENS

Chegou o momento de escolher os padrinhos, as madrinhas, as daminhas, os pajens e demais pessoas importantes na cerimônia. Definir com antecedência permite que aqueles que moram longe se programem para vir. Assim como aqueles que têm algum compromisso inadiável ou viagem marcada já avisem que não poderão estar nesse dia.

Sobre alguns momentos importantes da cerimônia: a florista anuncia a chegada da noiva, assim como o pajem carregando balões com gás hélio ou uma plaquinha – coisa mais linda!

Para as alianças, alguns casais têm escolhido os avós para carregá-las, por serem essenciais no decorrer de toda uma vida. Outros convidam o filho para entrar com as alianças, por simbolizar aquela união de forma totalmente materializada, o fruto daquele amor.

Alguns ainda escolhem o cachorro do casal (ou da família) para entrar com as alianças amarradas na coleira.

Já deu pra entender a importância (e fofura!) desses momentos, né?

7. ESCOLHA ENTRE BANDA OU DJ – OU OS DOIS!

E agora: o que escolher? A resposta é redundante, mas é a mais pura verdade: depende do estilo de vocês! Há casais que escolhem apenas DJ para animar a pista, enquanto outros contratam bandas para a recepção inteira!

E há ainda os casais que contratam banda e DJ para a recepção, por curtirem os dois.

Seja qual for sua escolha, uma coisa é certa: na saga de como organizar uma festa de casamento, não deixe pra contratá-los na última hora. Caso contrário, a agenda poderá estiver indisponível.

Ah, e não esqueçam de pesquisar playlists com as melhores músicas românticas para casamento (para a cerimônia, primeira dança…) e de listarem suas músicas favoritas para apresentarem à banda e ao DJ para que sejam tocadas na festa 😉

Isso é super importante pra deixar a recepção com a cara do casal! Afinal, há casais que curtem axé, enquanto outros amam samba ou reggae ou rock.

Definam o estilo e as músicas que querem no grande dia para aproveitarem do jeitinho que mais gostam!

8. ESCOLHA O VESTIDO DE NOIVA

A escolha do vestido de noiva também não pode demorar, pois fica no topo dos sonhos de qualquer noiva e faz parte da lista de organização de casamento.

É quando várias lojas são percorridas, atelier de noivas especializados em vestido de noiva são visitados, pesquisas na internet aos milhares são feitas!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaPor mais que a mãe e madrinhas (fiéis ajudantes nessa saga) digam que o vestido está lindo, não basta. Algumas noivas só se perceberão incríveis REALMENTE quando olharem pra ele(a) e se enxergarem na cerimônia.

Às vezes perde-se a conta dos locais visitados e vestidos experimentados – o que é completamente normal!

Pode ser um vestido alugado ou feito sob medida para aquele dia. Algumas vão mais fundo, com aquele vestido herdado da avó e tendo sido usado também pela sua mãe.

São inúmeras as possibilidades pra um dos momentos mais aguardados da cerimônia e que merece toda a atenção: a noiva e seu vestido!

E posso afirmar – com toda a certeza – que é o instante mais aguardado pelo noivo <3como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaPróximos passos na organização do casamento:

  • Criar o site de casamento;
  • Decidir a paleta de cores do casamento;
  • Definir os vestidos das madrinhas, daminhas, mãe e irmãs dos noivos. DICA: dê um prazo para que suas mães definam as cores do vestido. Isso evita muita dor de cabeça – acredite!;
  • Escolher as flores;
  • Definir o cardápio que será servido e como será servido. Definir o bolo e os doces da mesa (incluindo bem-casado);
  • Escolher as lembrancinhas;
  • Fazer a lista de presente;
  • Definir a lista de convidados (um dos momentos mais tensos!) e enviar os convites;
  • Escolher os acessórios da noiva (brincos, terços, grinaldas…);
  • Definir a papelaria (menu, reservas, porta-copos, porta-guardanapos…);  
  • Reservar o local do dia da noiva;
  • Definir quem levará as alianças e comprar o porta-alianças;
  • Definir o traje do noivo e padrinhos, assim como os sapatos da noiva e do noivo;
  • Conferir se toda a documentação para o casamento civil e para a viagem de lua-de-mel estão certinhas.

Conclusão e Dica Final

Por todos esses motivos é tão importante criar uma lista de organização de casamento passo a passo. Assim, dá pra saber o que já foi decidido/escolhido/contratado e o que ainda precisa ser visto!como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaPra finalizar, quero abordar um ponto que nem sempre é considerado. Embora seja de extrema importância no meio de toda essa correria de como organizar um casamento:

Tirem um tempo para vocês!

O ensaio prewedding é uma ótima oportunidade para passarem um tempo juntos, trocarem carinhos e descansarem dos preparativos.

Tirem, também, um tempo pra relaxar. Quem sabe comer um pastel na feira de domingo ou um belo entrecôte naquele restaurante favorito? Enfim, aquilo que traga paz e que amem fazer juntinhos.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaE nesse momento tão bonito de organização pré-casamento, finalizo com um dos meus poemas prediletos de Mário Quintana:

“Amar é mudar a alma de casa”,

é ter no outro, nosso pensamento.

Amar é ter coração que abrasa,

amar, é ter na vida um acalento.

Amar é ter alegria que extravasa,

amar é sentir-se no firmamento.

“Amar é mudar a alma de casa”,

é ter no outro, nosso pensamento.

Amar, é aquilo que embasa,

é ter comprometimento.

Amar é, voar sem asa,

e porque amar é acolhimento,

“amar é mudar a alma de casa”.como organizar um casamento, organização de casamento, como organizar o casamento, planejando casamento dos sonhos, planejando casamento passo-a-passo, como contratar fotografo de casamento, dicas para noivas, fiquei noivaCasamento é decisão pra uma vida inteira. Sorte de quem encontra no outro a paz pra essa escolha tão bonita <3

O que achou das nossas dicas sobre como organizar um casamento? Deixe um comentário com sua opinião ou itens que ficaram de fora, vamos adorar ler!

Te desejo o casamento dos sonhos e uma vida a dois mais incrível ainda!


Quer saber se ainda temos a sua data?

Converse com a gente diretamente pelo WhatsApp!

Existe no Pré Wedding significado? | Bruno Montt Fotografia

Existe no Pré Wedding significado? | Bruno Montt Fotografia

Afinal, o que é esse tal de ensaio pré-wedding que tanto ouvimos falar? Sendo muito simplista ao delinear significado, o ensaio pré wedding é um ensaio fotográfico (ou sessão fotográfica), em que os noivos tem sua ansiedade e alegria pelo grande dia documentados de forma espontânea.

chandler and monica photo session, chandler e monica sessão de fotos, friends

Mas o ensaio fotografico pre casamento não se limita a isso: seu significado é amplo e profundo! É, também, um escape da correria de organizar um casamento e permite ao casal um mergulho em seu próprio infinito particular – enquanto o fotógrafo documenta todo o carinho e cuidado.

Lidar com lista de convidados, contratos, orçamento, fornecedores e muitos outros detalhes pode ser bem cansativo. Essa pausa tem uma importância incrível para o pré wedding traduzir.

Quanto tempo dura em média um ensaio fotográfico pré wedding?

Isso depende muito do casal e da equipe escolhida. Quando é um ensaio fotográfico no Rio de Janeiro mesmo, pedimos para que o casal separe cerca de 2 horas. Quando o ensaio fotográfico acontece em outra cidade e há um deslocamento, esse tempo varia.

É um momento muito importante para o casal, que pode ser tímido ou que nunca ficou na frente de uma câmera. Ali eles têm a oportunidade de aproveitar um tempo juntos, longe de toda a pressão externa, evidenciando o significado da palavra amar.

Outra vantagem do ensaio pré wedding é ter fotos para a decoração do casamento. Muitos casais encomendam, com o próprio fotógrafo, algumas de suas fotografias favoritas para decorar o casamento – o que traz muito mais de pessoalidade ao grande dia. Um ensaio pré wedding criativo é perfeito pra isso!

Se você acabou de ficar noiva, prepare-se: há um universo novo, que você está prestes a conhecer, chamado casamento!

Vocês decidiram se casar e agora estão noivos. Que delícia, né?! Borboletas no estômago, alegria incontida,o significado de amor traduzido em planos para mais cem anos…! E começa, também, a contagem regressiva pro grande dia, que gera uma correria, um cansaço gostoso – mas que ainda sim é cansaço. Afinal, decidir o vestido, definir quem será padrinho e madrinha, fazer degustação de casamento (bem-casado ou brownie? qual o sabor do bolo?), pesquisar a roupa para a daminha e o pajem, escolher o fotógrafo do casamento, delinear a paleta de cores e as flores, montar a playlist da cerimônia e da recepção, pesquisar vestido de noivas de todos os continentes… são alguns dos itens do checklist dos noivos.

Por esses motivos, quanto mais o casamento se aproxima, mais os casais acabam “ficando no automático” para darem conta de todos os detalhes. É nesse momento que a importância do ensaio pré-wedding fica evidente – quando o casal se desliga de todo o resto para dedicar-se um ao outro por algumas horas.

A correria, o ponteiro das horas, o contato com fornecedores: tudo isso para por alguns instantes! Afinal, o amor e admiração que sentem um pelo o outro os conduzem ao altar e só crescem mais a medida que o grande dia se aproxima. Ter um tempo para se curtirem apenas como namorados e documentar toda essa ansiedade e a conexão que os trouxe até aqui é importante, valioso e bonito demais!

Esse é um momento de total liberdade e leveza, de rir da cara um do outro, brincar, se emocionar, relembrar o primeiro beijo, falar do cachorro que ganharam e que já se tornou filho, destacar o que mais chamou a atenção quando se conheceram, se conectarem independente das obrigações pendentes…! É nesse instante que tudo para e o mundo fica lá fora.

Com quanto tempo de antecedência se deve fazer o pré wedding? O ideal é conversar com o seu fotógrafo, afinal cada um possui um prazo para entrega das fotos. Eu, Bruno Montt, recomendo que o ensaio de noivos seja feito entre 2-3 meses antes, assim você pode utilizar em seu site de noivos, save the date e dá tempo de curtir as fotos nas redes sociais bem antes de ter as fotografias do casamento.

Onde realizar o ensaio pré wedding?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelos casais! O ideal é que seja num local que os dois gostem muito e que traga algum significado ao pré-wedding. Já fizemos fotos pré casamento no campo, pré wedding em fazendas, teatros, praias, casas, vinícolas, barcos, praça do bairro, em um sebo no centro do Rio de Janeiro… a criatividade não tem limites! Torna-se divertido e leve decidir se farão o ensaio pré wedding na praia, se será um ensaio pré wedding com cachorro, se escolherá o pré-wedding na Paulista, nos Lagos Andinos, em Puerto Varas, Montevideo ou Nova York. Sim, muitos casais levam o fotógrafo do casamento para documentar seu ensaio fotografico pre wedding em um local especial em outra cidade ou país!

Basta pensar que seria ótimo se essas fotos mostrassem um pouco quem são ou o que gostam de fazer juntos. Assim, com o passar dos anos, poderão reviver a alegria e expectativa que antecederam o dia mais feliz de suas vidas. Ah, e sobre roupas para ensaio fotografico pré casamento, escolham sempre tecidos leves e que deem mobilidade. É realmente essencial se sentir a vontade nesse momento com seu look para pré wedding <3

 

Vou deixar uma lista de alguns Lugares para ensaio Pré wedding no RJ

Depois de muitas dúvidas, pensei em inserir algumas dicas de espaços com muito verde e belezas naturais para o pré wedding no Rio de Janeiro e Niterói.

Então vamos lá:

  • Praia Vermelha/ Urca

Esse é um dos meus locais favoritos pela praticidade, segurança e belezas naturais. A Praia Vermelha, no bairro da Urca, tem o Morro da Urca e o Pão de Açúcar que são cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. O bondinho do Pão de Açúcar tem a sua entrada logo na rua principal e, do outro lado, temos a Mureta da Urca – caso queiram esticar mais um pouquinho o ensaio. Recentemente fizemos um ensaio pre wedding gay com o nascer do sol e um ensaio pós-wedding gay próximo ao pôr-do-sol nesse lugar incrível! Aaaah…foi lindo demais esse ensaio gay no pôr-do-sol da Mureta da Urca também! Já deu pra perceber que eu AMO esse lugar, né?! Tem um ar bucólico, cercado de uma natureza indescritível. Vibe única!

 

  • Grumari / Prainha / Reserva / Macumba / Abricó

Geralmente as regiões da Barra da Tijuca, Recreio e Guaratiba são esquecidas dos roteiros mais famosos. Ledo engano! As praias dessa região guardam uma beleza totalmente diferente das praias da zona sul da cidade, ainda com um certo tom selvagem. Encontramos por aqui uma orla rica, cenários deslumbrantes, uma flora e uma fauna maravilhosas! Devido ao clima tropical, aqui é verão o ano todo e com isso as praias estão sempre cheias. Assim, as praias de Grumari, Macumba, Prainha, Reserva e Abricó são sempre as mais indicadas pra quem pretende fazer um ensaio fotográfico na praia.

Uma dica, se escolher fazer um ensaio fotográfico na praia, é: Cheguem pra ver o sol nascer ou 1 hora antes dele partir. Os noivos serão recompensados por uma luz natural incrível, um mar cheio de energia – um cenário verdadeiramente paradisíaco. Fizemos um ensaio pré-wedding na Prainha no fim do verão e o resultado foi espetacular!

  • Camboinhas / Niterói:

Vocês curtem explorar a natureza de forma mais rústica? Partiu Niterói, a cidade sorriso. Fazer o ensaio pre wedding em Niteroi tem seus encantos. O Mirante do Parque da Cidade é uma atração imperdível e guarda um pôr do sol daqueles que a galera aplaude no Arpoador. No Parque da Cidade você também encontra muitas opções lindas de natureza para um pré wedding mais rústico e super criativo.

Além disso, Niterói tem uma lista grande de obras lindas da nossa arquitetura – o que pode contribuir como seu plano de fundo. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) que o diga <3

  • Vista chinesa / Mesa do imperador

A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. É um importante ponto turístico da cidade e está localizado dentro da Floresta da Tijuca. Há algumas vagas para estacionamento na rua e não há transporte público pra lá.

Próxima à Vista Chinesa, um agradável recanto abriga uma mesa em concreto, no centro de duas palmeiras. Numa altitude de 487m, a Mesa do Imperador situa-se diante de uma deslumbrante vista da cidade, contracenando urbanização e natureza. Escadas que cercam o parapeito da área levam o turista até a beira de uma rampa em concreto, fazendo com que o turista se sinta no meio de um cenário arrebatador.

  • Parque Lage / Jardim Botânico

Parque Lage: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Tel: (21) 3257-1800. Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h

Jardim Botânico: R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico, Telefone: (21) 3874-1808 / 3874-1214 O horário de visitação: segundas-feiras, das 12 às 17h, e de terça a domingo, das 8h às 17h

Como são lugares muito próximos, deixei os dois no mesmo tópico 🙂

Eu adoro o Parque Lage, que é uma grande área verde do Rio de Janeiro, com um belo palacete ao centro. Os jardins frontais são gramados e os laterais compostos de imensa floresta entremeada por plantas e flores, por onde passeia-se por caminhos pitorescos, passando por uma pequena ponte, ala de palmeiras e até um aquário em forma de pequena caverna. O local abriga também EAV, Escola de Artes Visuais.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro pode ser considerado uma reserva ecológica ou santuário ecológico, sendo um dos 10 mais importantes no mundo, abrigando espécies raras de plantas da flora brasileira e também de outros países.

São inúmeras atrações no local, onde existem imensos gramados, muitos jardins, alas sinuosas e até mata densa. Na verdade, as encostas do Jardim Botânico estão cobertas de densas matas que estão dentro dos limites do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Entretanto, o passeio pelo Jardim Botânico não entra nos limites da mata densa.

No local existem alas de palmeiras centenárias, orquidário, lagos com plantas aquáticas gigantes (Vitória Régia), alguns caramanchões e interessantes jardins.

ATENÇÃO: O Jardim botânico e o Parque Lage decidiram limitar a utilização de sua área comum com fins de ensaio fotográfico. Sendo assim, atualmente eles cobram uma taxa para utilização durante o seu pré wedding. Converse com o seu fotógrafo antes de optar por esses locais.

  • Parque do Flamengo / Aterro do Flamengo

Apesar de não ser um dos mais escolhidos hoje em dia, o Aterro do Flamengo é uma área incrível para ensaio fotográfico no Rio de Janeiro. No local acontece um encontro perfeito da natureza com a arquitetura, diferente de outros bairros da cidade, onde podemos aproveitar uma das mais lindas áreas de lazer ao ar livre do Rio de Janeiro. O Parque ou Aterro do Flamengo, como também é chamado, é cercado de várias espécies de árvores e flores, além da belíssima arquitetura do MAM – Museu de Arte Moderna. E para completar esse cenário, ao fundo temos o famoso Pão de Açúcar.

Dica importante: Aos domingos as famílias se reúnem para irem ao Aterro. Espere um movimento maior nesse dia.

Todos esses lugares são lindos, mas lembre-se: é a sua história – não tenha medo de buscar novas inspirações para o seu ensaio fotográfico. Seja um pré wedding no campo, na serra, na cachoeira, em casa… o significado do pre wedding é muito maior que a escolha de um local bonito. Com a conexão que vocês já tem, em qualquer lugar terão momentos que guardarão por toda vida.

Um ensaio apontando para o casamento, para um universo de sonhos e promessas… um momento íntimo, onde o amor é a única língua falada e a fotografia entra com a incrível missão de traduzir. Que privilégio!

Pra terminar: quando casei, minha noiva e eu fizemos um ensaio pré-wedding. Então, ao escrever as dicas acima, falei como fotógrafo e como noivo que já foi fotografado! Sim, vale muito a pena fazer o ensaio pre-wedding e ter a história contada em toda a sua totalidade.

Espero que tenha te ajudado a entender o que é pré-wedding e sua importância!

 

Quer ver um ensaio fotográfico pré wedding completo?

 

Quer saber como reservar uma data para o seu pré wedding?

Clique aqui para falar direto pelo whatsapp ou preencha o formulário abaixo:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Celular (obrigatório)

    Sua mensagem

     

    6 fotografias premiadas no mesmo concurso – Bruno Montt Fotografia

    6 fotografias premiadas no mesmo concurso internacional | FPJA – Bruno Montt Fotografia

    Não é qualquer dia que temos uma fotografia premiada. Agora imagina ter 6 fotografias premiadas no mesmo concurso!

    Que momento incrível: De um lado foram momentos que amei fotografar, fiz com meu coração transbordando. Do outro vem o reconhecimento de uma das grandes associações de fotografia de família do mundo: a FPJA (Family Photojournalist Association)

    As fotos abaixo mesclam fotografia de parto, mostram minha forte influência da street photography, fotografia de família no Uruguai – país que me sinto tão feliz e acolhido (Teremos uma temporada de ensaios por lá em Julho, entrem em contato <3)- sempre de forma documental, como acredito que a fotografia de família deva ser.

    Muito grato às famílias que nos convidaram e à receptividade das crianças, que são a semente mais pura que temos nessa vida.

    Fotografias: Bruno Montt 

    Decoração de Casamento | Idéias Para Noivas – Bruno Montt Fotografia

    Sabemos que quando o assunto é casamento, a decoração não é a primeira coisa que nos vem a cabeça. O primordial é encontrar o local, o fotógrafo, o vestido dos sonhos, listar padrinhos…

    Mas a verdade é que a decoração de casamento é um dos pontos mais altos da cerimônia e recepção. Ela delimita todas as etapas que a festa terá – e isso vai desde o arranjo da mesa até as flores do altar! Mas sem neurose, ok?! Antes de mais nada tenha em mente que o dia mais importante da sua vida deve ser também o mais alegre. Não se renda a tendências, se elas não te satisfizerem. Afinal, o bonito do outro nem sempre é bonito para nós. E tudo bem quanto a isso! O primeiro passo é entender o tipo de decoração que te agrada: clássico, rústico, retrô, temático, moderno, sóbrio, romântico, minimalista…? Ou, quem sabe, uma mistura de dois ou três estilos.

    Já parou pra pensar no que tem mais a ver com vocês, com o que gostam? Certa vez, meus sogros foram a um casamento temático do Star Wars. Sério! Os noivos eram apaixonados pela franquia de George Lucas e fizeram desde o convite até a decoração toda baseada no tema. Em meio a toda a diversão transbordava o amor partilhado por eles! Impossível esquecer 🙂

    Se seu estilo é mais clássico, há formas lindas de compor o ambiente com flores, uma decoração bem discreta e elegante, porcelanas, prataria… Lembrando que o clássico não precisa necessariamente ser caro.

    Mas se sua idéia é um casamento com os pés na areia e cerimônia ao pôr-do-sol, a decoração deve ser algo que harmonize com a leveza do lugar. Flores, cores vibrantes e alegres tem tudo a ver com um casamento de dia na praia. A atmosfera praiana já compõe de forma linda o local e a decoração certa só destaca ainda mais os elementos existentes.

    Por fim, há a possibilidade de uma decoração rústica harmonizada – de forma linda, única e bucólica – a uma decoração romântica, pra você que deseja um ambiente natural e aconchegante sem estar no campo. Essa combinação cria elementos cheios de muito amor e carinho. Afinal, o rústico nunca sai de moda e abre um leque enorme de opções.

    Ah, independente do estilo, vale a pena mesclar elementos especiais da infância em meio a decoração como um biscoito, um doce ou alguma bebida que te marcou. Aproveite seu dia e coloque algo que te conecte emocionalmente com o local. No futuro, ao ver seu álbum de casamento, você se reconhecerá e se emocionará com detalhes de que te marcaram misturados ao dia mais feliz de sua vida!

    Fotografia: Bruno Montt Fotografia

    Quer receber inspirações semanais como essa?

    É só preencher aqui e deixar com a gente <3

      Seu nome (obrigatório)

      Seu e-mail (obrigatório)

      Celular (obrigatório)

      Sua mensagem

      Fotografia de casamento premiada – Casamento ao ar livre – FineArt Association

      Em 2017 temos tido a imensa alegria – e surpresa – de ter algumas fotografias premiadas por algumas associações respeitadas tanto na fotografia de casamento como na fotografia de família , como é o caso da FineArt Association. Se quiser ver nossas fotos premiadas, CLIQUE AQUI 🙂

      Esse foto premiada, no Oitavo Concurso Geral da FineArt Association, veio de um casamento ao ar livre, com um daqueles momentos que, se você não está preparado na hora certa, acaba passando batido! Estar atento ao momento, com olhos e equipamento, faz toda diferença. Eu adoro fotometrar nas altas luzes, deixando as áreas de sombras ainda mas fundas e com contraste maior para as regiões iluminadas (quem acompanha meu trabalho já pode ver um pouco disso). Se estivesse com essa configuração, que adoro, certamente eu teria perdido esse momento.

      A fotografia de casamento fala muito sobre nós, isso é muito falado, mas acredito ser um ofício de extrema doação e entrega. Afinal, são de outra família todas as memórias que documentamos com toda nossa cultura, filtros e forma de olhar o mundo. Complexo, né?! Mas pode ser simples se partirmos da entrega constante ao outro, que independe da nossa profissão e deve ser princípio básico de qualquer ser humano. Afinal, sempre buscamos nos desenvolver como pessoas, como profissionais e isso, automaticamente, fica impresso nas memórias que ficarão pra sempre no seio familiar do outro, num nível muito profundo muitas vezes.

      Esse prêmio saiu pela super respeitada FineArt Association e você pode conferir outras imagens que também foram premiadas nesse concurso clicando aqui.

      Fotografia de casamento premiada:

      fotografias premiadas, bruno montt, fotografo de casamento rj, workshop de fotografia, bride association, fine art association, fearless association, inspiration photographers, casamento de dia,
      Foto Vencedora – Cerimônia – Oitavo Concurso Geral – FineArt Association

      Quer saber como ter memórias incríveis do seu grande dia?

      Preencha o formulário abaixo e enviaremos os detalhes <3


        Fotografia de casamento Premiada | FineArt Association | Bia e Gui | Bruno Montt Fotografia

        Fotografia de casamento Premiada | FineArt Association | Bia e Gui | Bruno Montt Fotografia

        Em 2017 temos tido a imensa alegria – e surpresa – de ter algumas fotografias premiadas por algumas associações respeitadas na fotografia de casamento (Veja nossas fotografias premiadas).

        Um desses prêmios foi pela Fineart Association, no Concurso “História e Significado – Fotografia de Casamento”. A FineArt Association é uma associação incrível, que reúne alguns dos melhores fotógrafos de casamento do Brasil e temos muito orgulho de participar.

        A fotografia de casamento é muito dinâmica e exigente. Saber que essas imagens ficam por gerações, não tem preço. Muito obrigado Bia e Gui, por nos convidar para um momento tão incrível!

        Esse prêmio saiu pela super respeitada FineArt Association e você pode conferir outras imagens que também foram premiadas nesse concurso clicando aqui.

        Fotografia de casamento premiada:

        fotografia de casamento premiada, fotografia de casamento premiada, fotografo de casamento, fotografias premiadas, bruno montt, fotografo de casamento rj, workshop de fotografia, bride association, fineart association, casamento de dia
        Foto Vencedora – Concurso História e Significado – Fotografia de Casamento – FineArt Association

        Quer saber como ter memórias incríveis do seu grande dia?

        Preencha o formulário abaixo e enviaremos os detalhes <3


          WS Além do Básico | Workshop de fotografia RJ | Curso de Fotografia RJ

          Procura informações sobre os meus próximos cursos de fotografia ou workshops?

          Preencha o formulário abaixo:

            Seu nome (obrigatório)

            Seu e-mail (obrigatório)

            Telefone (obrigatório)

            Quais são suas áreas de interesse? (obrigatório)

            _____________

            O Workshop de fotografia abaixo foi um sucesso e teve duas edições esgotadas.

            _____________

            (Atualizado em 5 de Julho de 2017)

            Todo mundo tem um amigo que adora fotografar ou manda super bem nas fotos do Instagram/Facebook mas nunca se aperfeiçoou, certo?

            Quando estou fotografando sempre tem um que passa falando sobre as fotos “incríveis” que estão no celular, outra que comprou a máquina mas não faz idéia de como manusear…os exemplos são muitos!

            As histórias são diferentes mas têm uma coisa em comum: Os olhos brilham só de falar em fotografia!

            Eu sei exatamente o que é isso, sinto o mesmo quando -sem perceber- passo a viagem toda do UBER dando dicas de câmeras baratas para o motorista. 🙂

            Para alimentar as borboletas no estômago de toda essa turma, a Clara Sampaio, fotógrafa ímpar e uma irmã que levo para vida, e eu resolvemos montar esse Workshop.

            Anunciamos pouco antes do carnaval e de repente… a 1ª fase do nosso WS foi um sucesso!

            Agora restam 2 vagas e já estamos ansiosos para conhecer todos!

            Feito para quem está começando nessa caminhada fotográfica, possui o equipamento mas não o domina e também para quem já sabe um pouquinho mas pretende se aperfeiçoar.

            O misto de teoria e prática faz com que o curso seja bem abrangente e transcenda o aprendizado técnico do uso básico do equipamento.

            A presença de dois profissionais, com caminhadas e visões diferentes, mas complementares, é um diferencial importante tanto no que diz respeito ao conteúdo abordado, quanto ao suporte oferecido aos alunos durante o Workshop.

            O que nos motivou a desenvolver o Além do Básico foi a mesma centelha que fez nossos olhares brilharem, lá atrás, quando começamos a aprender a fotografar.

            E aí, prontos para dar o próximo passo?

            Sejam bem vindos!

            Agenda:

            A 1ª turma do WS ocorreu em Abril de 2017 e foi um sucesso! Ficamos super felizes com toda experiência trocada em 2 dias muito intensos de fotografia.

            Workshop de fotografia Além do Básico – Curso de Fotografia RJ

            19 e 20 de Agosto – Turma RJ

            Quer receber todas as informarções sobre essa e outras turmas?

            Envie um e-mail para [email protected] ou preencha abaixo com seus dados que contaremos os detalhes. 🙂