Como fazer a lista de convidados do casamento
Fazer a lista de convidados do casamento é um missão super importante! Daquelas tarefas que ninguém, além de você, poderá resolver.
Por isso, escrevi esse post: pra te ajudar a fazer a lista de convidados do casamento de forma rápida, organizada e tranquila.
Se você está nos preparativos do casamento e deixando a lista de convidados do casamento para fazer depois, acredite: isso é normal e acontece com, basicamente, todos os casais!
Porém, uma coisa é inegável: o primeiro contrato assinado para o “start” do casamento já vem baseado no número de convidados, assim como todos os demais serviços – local, buffet, decoração, equipe de fotografia e filmagem…e por aí vai.
O número de convidados direciona cata etapa do casamento no que diz respeito a contratação de fornecedores. Sendo assim, você precisará encarar esse desafio de frente.
Esse post traz dicas práticas pra você nortear essa etapa. Como já passei por essa etapa, posso tentar ajudar agora.
Acredite: um direcionamento nesse momento faz toda diferença!
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]
Lista de convidados definitiva? Ainda não…
Você não precisa ter a lista definitiva de convidados com muita antecedência, mas precisa fixar um número aproximado de convidados para poder definir itens importantes do casamento.
Eu explico melhor. Todos os fornecedores são contratados tendo como base o número inicial de convidados estipulado por vocês – e alguns deles, por exemplo, só atendem até certo número.
E é nesse momento que paramos e pensamos: “beleza, vamos chamar NO MÁXIMO 150 convidados…e ponto!” sem, muitas vezes, termos parado pra avaliar nosso círculo social.
Talvez essa escolha se dê pelo orçamento delimitado na fase de organização dos primeiros passos do casamento, pela experiência de amigas que já casaram ou porquê você viu em alguma revista de vestido de noivas que esse número é o ideal para a lista de convidados.
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]
Independente do porquê, uma coisa é certa: o momento de fazer a lista de convidados finalmente vai chegar. Mas, embora você tenha ouvido sobre a dificuldade dessa fase, estou aqui pra te contar um segredo: não precisa ser tão doloroso!
Mas, afinal, como fazer a lista de convidados do casamento?
Sei que nessa fase os dias parecem voar.
Também já me casei e fiquei com medo de não dar conta de tudo!
Mas, acredite: se tivessem me dado essas dicas sobre a lista de convidados do casamento naquela época, talvez esse momento eu tivesse noites de sono mais tranquilas…rs
Quer saber se ainda temos a sua data?
Converse com a gente pelo WhatsApp
Já vi casais de amigos que brigaram feio nessa fase e ficaram bastante chateados um com o outro. Isso porque esse momento pode acabar sendo, verdadeiramente, estressante.
Por isso a necessidade de escrever algo valioso pra te ajudar nesse grande desafio!
Bom, pra agilizar a construção de uma lista de convidados, existem alguns truques poderosos que podem te fazer poupar tempo e muita aspirina!
Separamos esse post em 5 dicas para a elaboração da lista de casamentos. Que são:
1 – Delimitar o número de convidados da sua lista
2 – Elaborar a lista de convidados 1, 2 e 3
3 – Reduzir a lista de convidados
4 – Aprender a lidar com os palpites na elaboração da lista de convidados
5 – Quando entregar os convites de casamento
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]
1 – Delimitar o número de convidados da sua lista
Esse primeiro passo acontece lá no início.
É quando sentamos para conversar sobre o orçamento e delimitar o número de amigos e familiares para o grande dia.
Por mais que vocês conheçam milhares de pessoas nessa vida, provavelmente o orçamento será um dos fatores que mais irá pesar para o limite da lista. Nesse momento você percebe que é preciso “enxugar” alguns conhecidos e “parentes” distante.
O local do casamento também é uma escolha que influencia bastante: dependendo da casa de festas, sítio ou bistrô escolhido, o número de convidados não poderá passar dos 100 ou 150. Do contrário, será preciso mudar o local!
Então, fixem um número de convidados para darem início aos preparativos e saberem até onde a lista poderá ir – daqui a algum tempo será o momento de listar os nomes 😉
Obs.: Esse número pode até mudar quando vocês tiverem os nomes, mas vocês precisam de um norte para começar os preparativos.
2 – Elaborar a lista de convidados 1, 2 e 3
Eu tenho um mindset prático. Por isso, peço desculpas se por ventura parecer um pouco rude ao falar de cortes em sua lista de convidados. Garanto que meu intuito é meramente o de te auxiliar.
O primeiro e mais importante passo desse tópico é: ter em mente quem realmente importa para vocês.
É nesse momento que a lista 1 é elaborada: nela vocês colocarão o nome de amigos “mais chegados que um irmão” e familiares que são “bem mais que parentes”.
Pode parecer bobo, mas isso ajuda muito. Nesse momento uma planilha se desenha em sua mente e é possível separar amigos de colegas, família de parentes.
Essa lista 1 é composta de convidados impossíveis de abrir mão – são pessoas que você, verdadeiramente, AMA.
Nessa lista, você não vai colocar aquele tio longe que só viu uma vez, mas sim aquela tia com quem você cresceu, aprendeu a fazer o primeiro bolo de laranja e com quem você conversa praticamente todos os dias da semana. Nessa lista entram aqueles 2 amigos com quem você divide as conquistas e frustrações da vida, mesmo os conhecendo há pouco tempo – mas não entrará aquele amigo com quem você passou a infância, mas perdeu contato aos 12 anos.
Consegue perceber a sutileza que ela se desenha?
Ah, é bacana visualizar o quão intimista querem o casamento de vocês. Se querem bem intimista, preencher 75% do total estipulado para o número de convidados com a lista 1 pode ser uma boa. Caso queira seguir um padrão, pode ficar entre 40% e 50%.
Quer saber se ainda temos a sua data?
Converse com a gente pelo WhatsApp
A lista 2 é composta de pessoas que torcem muito pela sua felicidade. São pessoas com quem você sabe que pode contar e que farão parte da sua vida pelos próximos anos.
É óbvio que você também precisa ter muito carinho por essas pessoas – não é uma via de mão única.
Mas a diferença da lista 2 para a lista 1 é: não há a menor chance de cortar alguém da lista 1 – enquanto na 2, essa possibilidade existe.
A lista 3 é composta por colegas e parentes distantes. É essencial, antes de mais nada, entender que você não é obrigado a convidar ninguém.
Na Lista 3 entram aqueles colegas do trabalho que você gosta (mas com quem apenas mantém uma convivência diária), aqueles primos mais distantes, aquele colega da pós… Enfim, pessoas que você gosta, que fazem parte de alguns momentos de sua vida, mas com quem não mantém um relacionamento tão profundo.
Dica Bônus: Se trabalhar em uma grande empresa, coloque apenas o nome dos colegas próximos. Lembre do quanto se gasta por pessoa e escolha apenas quem realmente faz parte da sua vida.
Avaliando a planilha do total de gastos do casamento, fica menos difícil filtrar os nomes distantes.
E, lembrando que, pra fazer a lista de convidados do casamento, o excel é uma ótima ferramenta!
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]
3 – Reduzir a lista de convidados
Bom, feitas as listas 1, 2 e 3, é o momento de contabilizar a quantos convidados vocês chegaram.
Se houver a necessidade de enxugar a lista, comece tirando da lista 3 e, em seguida, da lista 2. Descarte de primeira parentes e colegas distantes, com quem vocês não têm muito contato.
Na lista 1 vocês não vão mexer! Afinal, ela contém os convidados essenciais – que geralmente chegam 40% ou 50% do total da lista de convidados do casamento.
Porém, observem: se na lista 1 vocês já tem 230 convidados essenciais para um casamento com previsão de 150 convidados, a matemática nunca vai fechar. Se seu círculo de amigos e familiares essenciais é muito grande, façam uma lista rápida para terem noção do número de convidados antes de iniciarem a busca pelo local do casamento e fecharem os primeiros fornecedores.
Isso evita surpresas desagradáveis no dia do casamento!
Quer saber se ainda temos a sua data?
Converse com a gente pelo WhatsApp
E, mais uma vez: não se sinta culpada por tirar alguém da lista!
Afinal são poucos os que não precisam se importar com o orçamento de um casamento! Deixar de convidar alguém para o casamento é algo esperado pelo outro.
Casar envolve custos altos e requer muita intimidade – não se pressione tanto.
Além disso, algumas perguntas-chave podem ajudar bastante:
Com que freqüência eu encontro essa pessoa?
Frequentamos a casa uma da outra e outros ambientes em comum?
Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens com frequência?
Nos vemos ou nos falamos ao telefone em nossos aniversários e outras datas importantes?
Dica Bônus: Convide 15% a mais do que o limite estabelecido para a lista. Imprevistos SEMPRE acontecem!
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]
4 – Aprender a lidar com os palpites na elaboração da lista de convidados
Bem, essa parte é um pouco chata mesmo. Na verdade, muito casais reclamam desse momento pois não sabem como lidar – ficam sem saber como agir em relação aos pais e aos vários pitacos que vão aparecendo.
Mas você vai conseguir tirar essa fase de letra porque está lendo esse texto suuuuper completo e preparado especialmente pra te ajudar com esses questionamentos! 🙂
Os pais, geralmente, querem ditar quais pessoas vocês devem chamar no casamento, além de chamarem 30 amigos deles (que vocês mal conhecem), quererem convidar todos os amigos da igreja…!
E muitas vezes você só sabe disso quando eles chegam pra pedir os convites após já terem convidado metade dos amigos do clube!
É difícil separar essa parte, pois eles estão muito felizes com essa celebração! É, de certa forma, um momento deles também.
Então, logo no início do planejamento do casamento, sentem com eles e expliquem a dificuldade em fazer uma lista de convidados. Criem uma regra para determinar quantos convidados cada um deles poderá chamar (por exemplo: nossos pais só terão direito a escolherem 10 convidados).
Nesta “cota” eles devem incluir os amigos que fazem questão de convidar. Acredite: é praticamente impossível não reservar alguns mínimos convites para os convidados deles. Fixar um número pra cada um deles chamar é o segredo!
Então, delimitem esse número no início! Eles ficarão felizes ao perceberem que vocês se importam <3
E esqueçam os palpites de outros parentes: do contrário, você ficarão loucos e sofrendo durante todo esse processo!
5 – Quando entregar os convites de casamento
Antes de mais nada, é importante enviar os convites do casamento com tempo suficiente para que os convidados consigam se programar.
De 2 a 6 meses antes do casamento é o ideal – principalmente para convidados de outras cidades, estados ou país. Isso permite que eles se programem, providenciem passagens e acomodações (caso venham de longe) e, principalmente, possam confirmar presença.
E lembre-se de pedir essa confirmação com certa antecedência! Assim, você pode remanejar alguns convites sem que pareça estar convidando em cima da hora.
Ah, e por falar em convidar para o casamento em cima da hora…
Tenham uma certeza em mente: se alguém cancelar a presença 5 dias antes do casamento, não substituam por outro convidado. Isso pode pegar muito mal e trazer tristeza a quem recebe o convite, dando a impressão de ter ficado com o “resto”.
Como eu disse antes, remanejar convidados com antecedência é tranquilo – e as pessoas sabem que essa possibilidade existe. Aliás, essa é uma das funções principais da confirmação de presença: realocar convidados que ficaram de fora da lista.
Porém, há um limite pra isso e não é bacana deixar as pessoas perceberem que estão sendo convidadas porque houve desistência faltando 1 semana pro casamento.
Fica chato convidar em cima da hora?
Vou contar uma experiência que a Thaís, minha esposa, teve:
Na época da faculdade um colega ia casar.
Durante meses ela e uma amiga ouviram a respeito do casamento – inclusive contribuindo com dicas. Elas já sabiam que não seriam convidadas, por serem apenas colegas de faculdade e por entenderem todo o custo envolvido.
Beleza! Faltando apenas 2 dias para o casamento (juro!) esse colega ligou para a Thaís e para essa outra amiga chamando para o casamento – mas sem a possibilidade de levarem acompanhantes. Seriam apenas elas duas.
Isso faltando 2 dias – dois dias! Ficou claro que algum casal cancelou de última hora e ele resolveu chamá-las! Além delas não terem visto roupa, cabelo, maquiagem, ficou parecendo que elas ficaram com o resto, com uma desistência de última hora.
Elas entendiam perfeitamente essa questão de realocar convidados e sabiam que casamento é uma correria enorme. Mas pegou mal a forma como foram convidadas: com apenas 2 dias de antecedência.
Se coloque no lugar do outro e tente se planejar.
Lembre-se: seus convidados (e aqueles que também não foram convidados) sabem que custa caro fazer um casamento.
Os que foram convidados celebrarão com toda a alegria e, aqueles que não foram convidados, estarão torcendo de longe.
Pra finalizar, é sempre importante enfatizar a importância de uma união.
O casamento é um momento sublime – cheio de significado para os noivos e para aqueles que os amam.
Mas organizar um casamento deve ser algo prazeroso.
Escolha estar cercado de quem te quer bem e de quem celebra com todo o coração o instante mais lindo de sua vida! É um momento íntimo e pessoal, que merece ser partilhado com aqueles que fazem parte dela.
É testemunhar o amor verdadeiro e eterno. Amor que enfrentou barreiras, cruzou oceanos ou acordou mais cedo pra tomar café – só pra passar algumas horinhas com o bem-querer. Amor presente, que percorre as veias e é dádiva.
Que delícia encontrar no outro um amor pra vida inteira!Te desejo o casamento dos sonhos e uma vida a dois mais incrível ainda!
Quer uma planilha inteligente para sua lista de convidados?
Preencha abaixo e faça o DOWNLOAD:
[email-download download_id=”6372″ contact_form_id=”6378″]