Como escolher o vestido de noiva ideal? 5 dicas essenciais!
Da lista de preparativos para o casamento, escolher o vestido de noiva ideal é daqueles momentos divisores de águas. Sabe quando a ficha cai?! Então, algumas noivas só se dão conta que são noivas nesse exato momento.
Só começam a sentir prazer com toda essa fase, quando finalmente se vêem em seus vestidos de noiva!
Você já parou pra pensar nisso? Por isso separamos algumas dicas valiosas para você aproveitar ao máximo essa parte dos preparativos.
Antes das dicas, precisamos te alertar: a busca pelo vestido de noiva dos sonhos é composta de inúmeras pesquisas e inspirações.
E, para ajudá-la nessa fase, vale buscar inspirações em fontes como Pinterest, Instagram, Tumblr, revistas de noivas, álbuns de família das amigas ou no vestido de noiva que já está na sua família há gerações.
Se você já começou a busca, é bom pensar que por mais que não tenha encontrado o modelo do vestido dos sonhos (ou nunca sonhado com um vestido de casamento perfeito), um universo irá se abrir agora de forma organizada – o que é fundamental.
Pronta? Então, vamos lá!
Preparamos 5 Passos fundamentais:
1 – Como definir um orçamento para o vestido de noiva;
2 – Estações do ano X vestido de noiva;
3 – Quando começar a procurar o vestido de noiva;
4 – Quem levar para escolher vestido de noiva;
5 – Como escolher o vestido de noiva ideal para cada corpo.
1 – Como definir um orçamento para o vestido de noiva
Um dos primeiros passos (se não o primeiro) é delimitar o orçamento disponível para o vestido de noiva. Isso ajuda muito a não se perder nos gastos e a ter uma noção de por onde começar a procurar.
“Mas como vou definir um orçamento para o vestido de noiva se eu nunca comprei um?” – você pode estar se perguntando.
Isso varia em cada caso, mas é também algo intuitivo – mesmo se você nunca fez parte da organização de um casamento antes (como madrinha, amiga ou irmã da noiva).
Pense comigo: O traje do noivo e da noiva recebem atenção bem diferentes, certo? É comum que o vestido da noiva receba 5 ou 10 vezes mais atenção que o do noivo.
Logo, não é absurdo pensar que o preço acompanhe essa variação em muitos casos.
Dessa forma, chegar ao valor ideal é uma busca sem sentido, se você parar pra pensar.
Por outro lado, é totalmente viável buscar razões que justifiquem essa sua escolha, como por exemplo:
- Seu vestido precisa ser exclusivo?
- Acredita que o vestido precise fazer parte da história da família ou quer que somente cumpra uma função naquele dia?
Respondendo essas duas perguntas, um caminho muito claro já se desenha.
Se você deseja algo exclusivo, é natural pensar que seu vestido fará parte da história da família – se tornando parte do seu legado para filhas ou netas, por exemplo. Assim, uma opção a se pensar é o de ateliês que trabalhem sob medida, pois irá comprar o vestido.
Se você precisa de um vestido muito bonito mas não faz questão de guardá-lo, uma segunda locação pode ser a escolha ideal.
Há quem diga que não há limites para um vestido de noiva dos sonhos. E a verdade é que é realmente impossível limitar o valor máximo que um vestido de noiva pode chegar a custar!
Aqui o limite será o seu gosto e seu orçamento.
Um exemplo disso foi o vestido de noiva usado pela atriz Marina Ruy Barbosa, da grife Dolce&Gabbana: desenhado pelos próprios italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana e com a prova em Milão.
Imagine o custo total desse vestido de noiva? Veja bem, nem ouso questionar o valor que ele trouxe à Marina, mas podemos falar sobre o preço.
É inegável que a noiva Marina Ruy Barbosa ficou linda no seu Grande Dia! Mas acredito que nem todas aqui estão dispostas a fazerem um vestido de noiva de grife assim, né?
Afinal, quem tem tempo pra ficar viajando pra Milão?rsrs
No caso de um vestido de noiva comprado ou primeira locação sob medida, um ateliê de noivas é o local perfeito para aquele vestido que você sempre sonhou!
Através de conversas e visitas periódicas, o vestido vai sendo moldado do seu jeitinho! Estilistas de vestido de noiva são sensíveis, talentosos e atentos aos sonhos das noivas – não deixam qualquer mínimo detalhe passar despercebido!
Ah, e muitos desses ateliês também alugam vestidos de fabricação própria: eles mantém algumas produções a disposição para aquelas clientes que chegam, “batem o olho” e encontram nessas opções o vestido sonhado!
Alguns desses ateliês, inclusive, disponibilizam opções de vestidos para ensaio pré-wedding.
Já fotografei mais de uma noiva que fez o vestido de noiva e o vestido do ensaio pre wedding no mesmo ateliê.
Por outro lado, há também muitas lojas que alugam vestidos de noiva. E, como diz aquela velha frase clichê: tem para todos os gostos e bolsos.
Com a quantidade de lojas e possibilidades, é quase impossível uma noiva não conseguir encontrar um vestido para o seu grande dia.
2 – Estações do ano X vestido de noiva
A estação do ano pode influenciar a escolha do vestido?
Essa dúvida é bem recorrente para quem está se planejando e a resposta é: Sim!
Como eu fotografo casamentos o ano inteiro e em todas as estações, percebo que cada qual se destaca por seus detalhes: na primavera as cores e flores, no outono o amanhecer e entardecer inigualáveis, no verão os dias mais longos (com um pôr-do-sol único) e no inverno aquele clima mais intimista e afável.
Mas a verdade é que não há estação que te impeça de usar um belo vestido. O fundamental é que sua escolha se adeque à estação escolhida para que você não passe sufoco – acessórios como bolero, pra colocar por cima do vestido, são uma ótima opção pro tempo mais frio, por exemplo 😉
Outra dica bem prática sobre isso é você se imaginar usando o vestido no local do seu casamento e nas condições daquele período.
Por exemplo, se imagine no alto verão, com um casamento de dia, usando um vestido de manga longa ou cheio de camadas. Ou casar no inverno, com um casamento na Serra, usando um tomara-que-caia bem leve e fino.
Essas duas situações são muito incômodas e, com certeza, transparecerão desconforto em seu rosto…mesmo que não queira! Melhor evitar, né?
Então pense bem no modelo de vestido de noiva que você vai usar, de acordo com a estação e com o local escolhido para o casamento.
Sua única preocupação, no grande dia, deve ser aproveitar a festa até o último minuto – e, para isso, o vestido certo é fundamental!
3 – Quando começar a procurar o vestido de noiva
Pelas pesquisas que você já fez até aqui, deve ter percebido que é bom escolher com antecedência.
Mas isso não significa que seja o primeiro item da lista ou algo que deva ser escolhido faltando 24 meses para o casamento. Até porque, se você escolher com muuuuita antecedência, corre o risco de mudar de idéia no meio do caminho, se arrepender e querer outro modelo – o que, provavelmente, não será possível.
Ao longo dos meses acontecem algumas provas no ateliê ou loja de noivas e você vai se vendo cada vez mais naquele vestido escolhido.
Então, não se precipite e escolha com calma!
E lembre-se: ajustar um vestido por você ter emagrecido, é tranquilo. Mas ajustar por você ter ganhado alguns quilinhos pode não ser possível. Isso já aconteceu com pessoas bem próximas a mim e o resultado final, encontrado por quem era responsável pelo ajuste, não agradou à noiva – infelizmente.
Por isso, tenha calma na escolha e não se pressione tanto!
É claro que há noivas com o vestido desenhado há anos, com o modelo idealizado desde sempre – e isso é lindo! Porém, há também noivas que tem muita dificuldade pra escolher e, a medida que continuam aparecendo novas possibilidades de vestido, a tensão aumenta.
Mas, hey, não fique nervosa!!
Faça uma autoanálise para entender qual tipo de noiva você é e não sofrer a toa – pesquise a média de temperatura da época em que vai casar e vá em busca do vestido de noiva dos seus sonhos!
Ah, e concluindo esse tópico e respondendo a pergunta: a média para escolher o vestido de noiva é de 12 meses. Mas, é claro: só faça isso quando se sentir verdadeiramente pronta!
4 – Quem levar para escolher vestido de noiva
Essa é uma das minhas perguntas preferidas, pois tem total relação com o sonho de qualquer noiva!
As pessoas que te acompanham nessa escolha servem como incentivadoras de um sonho e, também, como filtro: pra que você use não perca o foco nesse passo importante.
Já vi mais de uma noiva que escolheu o vestido sozinha – algumas disseram que preferiram escolher sozinhas pra não se deixarem influenciar pelas madrinhas que, com certeza, iriam contra suas idéias de modelo de vestido. Outras preferiram escolher o vestido de noiva sozinhas por acharem que muitas pessoas juntas só atrapalhariam o processo e a deixariam mais confusa.
Por outro lado, algumas se viram obrigadas a escolherem sozinhas pois, embora preferissem a companhia das amigas, nunca conseguiam conciliar as agendas!
Uma história bem legal de uma noiva que eu fotografei aconteceu assim: Ela contou que, no momento em que ficou noiva, já sabia o modelo do vestido que queria usar.
Dessa forma, resolveu ir à loja sozinha experimentar alguns modelos e encontrou aquele com o qual se viu casando no momento em que disse “Sim” ao pedido! Porém, o preço a deixou bem desanimada! Como resultado ela foi pra casa “esquecendo” o vestido por não estar disposta a pagar um valor tão alto.
Passados alguns meses, ela recebeu um e-mail: o vestido tinha sofrido um desconto absurdo de 70%!!! Ela correu pra lá na hora e comprou tooooda feliz e realizada!
Nesse caso, saber o vestido de noiva ideal e manter essa “paquera” fez toda a diferença!
Também já fotografei noivas que alugaram o vestido levando a mãe, sogra e madrinha para ajudarem na escolha. Outra comprou o vestido de noiva online (em sites como AliExpress) – e o resultado foi, igualmente, lindo!
Outras noivas fizeram o vestido com estilistas em Atelier de alta costura para noivas e, através de visitas periódicas com suas mães, escolheram cada detalhe do seu vestido.
Enfim, já presenciei diferentes experiências de noivas e suas decisões nessa parte tão importante do grande dia!
Todas essas histórias têm algo em comum: se quiser escolher o vestido de noiva acompanhada, o ideal é sempre levar pessoas que te ajudem, que somem, que sejam positivas! Como esse momento é um dos principais de qualquer noiva, esteja cercada de quem te ama e sonha esse sonho com você.
Você lembrará desse momento pra sempre.
5 – Como escolher o vestido de noiva ideal para cada corpo
Eu sou da seguinte opinião: a escolha do vestido de noiva tem como objetivo te fazer sentir linda, realizada e plena. Mas, embora eu defenda a teoria de que ninguém é obrigado a seguir padrões, não posso negar que uma famosa frase do Pablo Neruda se encaixa feito uma luva aqui:
“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”
O que isso significa? Que dicas de especialistas são muito bem-vindas para que nossas escolhas e o resultado delas caminhem juntas!
Então, se você quer enfatizar uma parte do corpo ou está em busca dessas ajudinhas técnicas que disfarcem outras, trouxemos algumas técnicas de especialistas no assunto.
Técnicas de especialistas em como escolher o vestido de noiva:
- Se você deseja afinar e alongar o quadril, escolha um vestido com modelo de saia evasê e cintura mais marcada. Por outro lado, se você quer destacar e aumentar a região do quadril, o modelo semi-sereia é lindo e perfeito pra isso;
- Se você deseja tirar a atenção das costas, evite o decote canoa;
- O decote em V profundo alonga a silhueta e tem sido considerado uma opção curinga para todos os corpos! Ah, mas atenção: cuidado com o modelo escolhido para que o resultado não a deixe incomodada durante a festa – impedindo de curtir até a última música;
- Os vestidos mais fluidos (sem estrutura interna) são indicados para quem tem pouco quadril e deseja um estilo mais leve e despojado;
- Por mais que muitas mulheres evitem o cintinho, por acharem que “divide” o corpo, a verdade é que ele é um coringa para deixar a cintura mais fininha;
- O modelo princesa combina com todos os corpos e é uma opção que nunca sai de moda;
- Se optar pela saia removível, tenha certeza que a saia de baixo está à altura da festa, seja ela curta ou longa.
Ah, e uma dica bônus super importante: sem o embutimento que “encolhe” a cauda para a festa o vestido fica super desconfortável! Se você deseja curtir a festa bem plena e dançar até o último convidado ir embora, verifique se seu vestido possui esse acessório imprescindível.
Espero que todas 5 dicas essenciais sobre como escolher o vestido de noiva, tenham te aproximado ainda mais do seu vestido de noiva ideal.
Ficou com alguma dúvida?
Escreve pra gente! Pode ser comentando aqui ou via Whatsapp.